segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Gegê Cantarino o candidato mais votado da história de Cardoso

Com 32 anos dedicados à administração privada, o empresário Genivaldo da Silva Cantarino (PRB) tem, a partir de 1 de janeiro de 2013, um novo desafio: transformar toda sua experiência adquirida em benefícios para administrar Cardoso Moreira. Eleito com 5.178 votos, ele tornou-se o candidato mais votado da história do município e diz que tem ciência de sua responsabilidade. Cardoso Moreira é uma das cidades mais pobres do Estado do Rio de Janeiro e, quase como parte do calendário, é castigada ano após ano por enchentes provocadas por cheias do rio Muriaé. Para tratar do assunto e pedir que um projeto de construção de diques, Gegê esteve recentemente em Brasília com o ministro Marcelo Crivella, de seu partido. O prefeito eleito diz que já iniciou o processo de transição também ressalta parceria com o governador Sérgio Cabral (PMDB) e com a presidenta Dilma Rousseff (PT) para por Cardoso no caminho do desenvolvimento e solucionar seus principais problemas.

Folha da Manhã
– Às vésperas da eleição, o senhor foi detido com uma certa quantidade de dinheiro e conduzido à delegacia. Como foi aquele episódio e o que resultou dele (investigação, ação)?

Gegê Cantarino - Realmente eu estava com uma certa quantia em dinheiro, que era para o pagamento dos Funcionários da Fazenda, que sempre receberam todo dia 05 de cada mês. Não houve “investigação” e nem “Ação”, pois todo o fato ocorrido ficou esclarecido na própria Delegacia. A Justiça Eleitoral solicitou ao Delegado da 148º DP, que convidasse um Funcionário da Fazenda para ir até a Delegacia prestar esclarecimentos sobre os fatos narrados em minha Declaração. O referido Funcionário foi conduzido à Delegacia e Declarou o mesmo que eu, tendo assim o Delegado constatado a VERDADE dos fatos, encerrando tal situação.

Folha da Manhã – O senhor venceu o atual prefeito, Gilson Siqueira e o Vice Elcio Rangel, que também disputavam à Prefeitura. O senhor já tinha disputado à Prefeitura e até mesmo um cargo no Legislativo, sem sucesso. O que mudou no senhor, na campanha ou na população de Cardoso Moreira, que o levaram agora a ser eleito?

Gegê Cantarino - Nos anos de 2004 e 2008 disputei as eleições municipais para o cargo de Prefeito e no ano de 2010 para Deputado Estadual, eu particularmente não mudei em nada, imagino que à População de Cardoso Moreira decidiu me confiar um Cargo de tamanha importância e me deu a oportunidade de mostrar o meu trabalho, confiou ainda nas minhas propostas para desenvolver este município, pelo qual tenho um carinho muito especial, pois foi aqui que me criei. Acredito que tudo acontece na hora certa e o povo Cardosense decidiu me dar à oportunidade de mudar e desenvolver a nossa Cidade Carinho. Diante dessa experiência nas Eleições 2012, sendo o candidato mais votado da história de nossa Cidade, me recordarei sempre de uma campanha de muita dedicação e união do Povo, além do apoio de minha Família, que esteve ao meu lado, incansavelmente durante todo tempo.

Folha da Manhã– Sua eleição rompe, de certa forma, com uma hegemonia na Prefeitura de Cardoso Moreira, onde havia alternância de Poder entre Gilson Siqueira e Renato Jacinto. Falei de certa forma, porque o senhor tem como Vice o ex-prefeito Renato Jacinto. Como foi essa composição e como deverá ser a participação dele no Governo?

Gegê Cantarino - Essa alternância entre os dois era natural, Gilson Siqueira e Renato Jacinto começaram juntos na Política, no primeiro mandato da história de nossa Cidade, quando Renato Jacinto foi eleito Prefeito pela primeira vez, e Gilson Siqueira era seu Secretário de Obras; depois Renato indicou o mesmo para concorrer às eleições ao cargo de Prefeito e foi eleito. E aí é aquela velha história que todos já conhecem, feito jogador de futebol, “quem está fora, quer entrar e quem está dentro, não quer sair”. No que se refere à composição, foi simples, eu não tinha candidato a Vice-prefeito definido, e por ter um bom relacionamento com Renato, conversamos e decidimos essa união que deu certo e foi muito bom, pois o Povo aprovou essa união e Renato, com sua experiência, somou para o resultado positivo. Assim como a composição com o Senhor Elcio Rangel, atual Vice-prefeito, foi de grande importância para vencermos as eleições. Em relação à participação de Renato Jacinto no Governo, estou contando que a presença dele nos trará a experiência de dois mandatos como Prefeito e agora para somar conosco, o que com toda certeza, vai nos ajudar muito.
Folha da Manhã: Sua Coligação não elegeu maioria na Câmara. Como espera que seja o seu relacionamento com o Legislativo?

Gegê Cantarino - Os Vereadores eleitos em nossa Coligação e os Vereadores eleitos nas outras estão juntos conosco. Acredito que não vou ter nenhum problema, pois nossos Vereadores são pessoas de bem, nossos amigos e com certeza estarão nos apoiando na realização de um trabalho sério, digno de confiança, lutando juntos com o Executivo para buscarmos o que há de melhor para a vida de nosso povo e para o desenvolvimento de nossa Cardoso Moreira.

Folha da Manhã: O senhor levará sua experiência como empresário para a administração da Prefeitura?

Gegê Cantarino - Com certeza, vou administrar o Município com muita dedicação, seriedade e cautela com o que é do povo. Vou usar minha experiência de 32 anos na Administração Privada, levando tudo que aprendi de positivo para a Administração Pública. Estou pedindo a Deus toda sabedoria, direcionamento e força para fazer de Cardoso Moreira uma cidade melhor para se viver, com mais qualidade de vida e principalmente garantir que a população seja atendida com mais dignidade em suas necessidades diárias. Vou contar com o apoio dos Municípios vizinhos, além da certeza de uma parceria de muito sucesso com o Governador Sérgio Cabral no Estado e da Presidenta Dilma, em Brasília, para que juntos possamos realizar as propostas de campanha e fazer nossa Cidade desenvolver.

Folha da Manhã: Também na visão de empresário, quais são seus planos voltados para a economia e desenvolvimento do município?

Gegê Cantarino - Em primeiro lugar a parceria com nossos Funcionários, que são o maior Patrimônio do Município e sem o apoio e bom relacionamento com eles as coisas não funcionam, afinal, na “engrenagem” da Administração, eles formam  a  “peça” principal para o bom andamento dos trabalhos. Além disso, contamos com um bom relacionamento com os Municípios do Norte e Noroeste Fluminense e com o apoio do nosso Governador, que eu confio inteiramente, conto ainda com a nossa Presidenta Dilma, que tenho certeza que vai olhar por nossa Cidade que é uma das mais pobres dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Aposto nessa união, buscando juntos condições para fazermos um Pólo Industrial, para gerar emprego e renda; incentivar o andamento dos Programas Federais e Estaduais, com a realização de cursos profissionalizantes e ações de implementação;  o crescimento econômico das famílias carentes, dentre outras ações.

Folha da Manhã: Cardoso Moreira é um Município tradicionalmente castigado por enchentes, Tem algum Projeto para amenizar o problema?

Gegê Cantarino - Infelizmente, todos os anos nossa população sofre com as cheias do Rio Muriaé, abalando a economia da Cidade e trazendo mais dificuldade de desenvolvimento, além do transtorno causado a todos, sem distinção. Já estive em Brasília há alguns dias e após o contato com alguns Deputados e Senadores, além do Ministro Marcelo Crivella, que é do nosso Partido, reforçamos o pedido para solucionar o mais rápido possível tal problema, acelerando o andamento de um grande Projeto, que envolve também os Municípios de Itaperuna e Italva, e já está encaminhado para a construção de “Diques” em alguns pontos mais baixos do nosso Rio. A previsão é que em pouco tempo tenhamos uma resposta positiva. Estamos muito confiantes que o Governo do Estado e o Governo Federal, com reforço do pedido por parte do Ministro Crivella e outros interessados iremos juntos realizar este sonho.

Folha da Manhã: Quais seus projetos para uma área sempre tão complicada, a área de saúde?

Gegê Cantarino - A saúde é uma das minhas maiores prioridades, pois uma população sem condições de saúde é uma população sem desenvolvimento. Tenho o objetivo de imediatamente implantar uma maternidade no Hospital Municipal José Salgueiro, além de realizar uma reforma geral, pois o mesmo encontra-se em condições precárias; Vamos firmar convênios com Hospitais de referência nos Municípios vizinhos e garantir a população o atendimento nos casos de média e alta complexidade; Contratar mais médicos e outros profissionais da área para proporcionar um atendimento mais digno. Já estamos pleiteando junto ao Governo Federal a construção de 03 UBS, além de UTI’s Móveis para a nossa rede. Além de outras pequenas ações que no final irão atingir um grande resultado e a saúde vai melhorar.

Folha da Manhã: E na questão da Educação, quais suas prioridades?

Gegê Cantarino - Infelizmente nosso município teve uma nota muito baixa na ultima apuração do  IDEB, e  educação é a base para a formação do cidadão, devendo obrigatoriamente ser gerida com muita atenção e dedicação, portanto, uma de nossas metas é construir um grande Colégio, com estrutura e conforto para nossas crianças e adolescentes, reformar e reequipar todas as escolas municipais,  além de priorizar a merenda escolar, pois é importantíssimo que a mesma tenha qualidade. Incentivar o Professor e  demais Funcionários com a realização de cursos, reciclar os profissionais, além de garantir o material necessário e  espaço físico adequado para que os mesmos possam formar o futuro de nossas crianças.  Garantir que o número de alunos esteja dentro dos padrões necessários para que as aulas tenham bom rendimento, tanto para o profissional quanto para o aluno. Realizar melhoria no transporte escolar; Criar  espaços de recreação e lazer para nossas crianças, além de muitas outras iniciativas que venham a incentivar professor e aluno, garantindo que assim a nossa posição no IDEB cresça o mais rápido possível.

Folha da Manhã: Como será a Transição? O senhor já iniciou os trabalhos? E o Secretariado, tem previsão de quando começa a anunciar?

Gegê Cantarino - A Transição de Governo já foi iniciada, os trabalhos já estão em andamento. Quanto ao Secretariado, ainda não decidi quando vou anunciar. Para encerrar, quero agradecer a Folha da Manhã pelo convite em esclarecer diversos pontos e me colocar a disposição.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação!

Arquivo do blog

Curtir

.