segunda-feira, 26 de março de 2012

Macaé receberá verba da Copa 2014 por ser destino turístico


O secretário Estadual de Turismo, Ronald Azaro, revelou uma noticia que agradou os representantes de Macaé, durante o Seminário "Desenvolvimento pelo Turismo" organizado pelo Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Forlagos), pelo Conselho de Turismo da Região da Costa do Sol (Condetur/RJ) e Sebrae/RJ,  no Búzios Atlântico Hotel, em Búzios/RJ.

A boa noticia foi que Macaé está incluída na lista das cidades privilegiadas com verba e divulgação para a Copa de 2014. Em entrevista, Azaro informou que ainda não tem previsão do valor e de quando a verba vai sair. “Ao todo, quinze municípios do estado foram considerados destino turístico. Macaé se destacou pelo turismo de negócios”, revelou o secretário, acrescentando que as cidades já foram apresentadas pelo Ministério do Turismo.

Após a palestra, Ázaro recebeu um ofício assinado pelo Forlagos e pelo Condetur com solicitações para o desenvolvimento turístico da Região. Entre as reivindicações presentes no documento estão duplicação de estradas, entre elas a RJ 106 (Maricá-São Pedro da Aldeia) e BR-101, da confluência da Via Lagos a Campos, além da recuperação de rodovias como a RJ 162 e RJ 106. Também foi sugerida a reconstrução da estrada de ferro que originalmente ligava as cidades do Rio de Janeiro à Itaboraí, seguindo pelo litoral de Maricá até Campos. Também foram solicitadas obras de dragagem para melhorar a navegabilidade da Lagoa de Araruama e um novo terminal de passageiros para o Aeroporto Internacional de Cabo Frio.

O presidente do Macaé Convention Visitors Bureau, Marco Navega, recebeu a noticia de que Macaé será contemplada como destino turístico com muita alegria.

-Lutamos muito para sermos reconhecidos, já se vão quatro anos de trabalhos de promoção e divulgação da cidade de Macaé pelo Estado do Rio, pelo País e até mesmo no continente. Estivemos em diversas feiras e eventos de promoção turística e descobrimos outras cidades com menor número de atrativos, de hotéis e outros que recebiam recursos do Ministério do Turismo e do Governo Estadual o que não acontecia conosco. Estamos fazendo nossa parte, divulgando a todos os interessados todas as nossas ofertas de cultura, gastronomia, hotelaria, patrimônio histórico, natural e etc, e com isto temos elevado o conceito turístico de negócios e de lazer de Macaé no imaginário dos viajantes e dos realizadores de eventos de todo tipo, desde os culturais, cientificos, tecnológicos até o esportivo, culminando na notícia anunciada pelo secretário Ázaro que nos mostra o caminho acertado de nossos trabalhos.

Na oportunidade, além do secretário estadual de Turismo, participaram do encontro a presidente do Conselho de Turismo da Alerj, deputada Myrian Rios; o deputado estadual Jânio Mendes; o diretor do Sebrae/RJ, Armando Clemente; o presidente do Condetur, Octávio Martins; o presidente do Forlagos e coordenador de Indústria e Comércio de Cabo Frio, Ricardo Azevedo; além do prefeito de Búzios, Mirinho Braga, anfitrião do evento. Também presentes o presidente do Macaé Convention Vistors Bureau (Macaé CVB), Marco Navega, e o organizador da INTERART Macaé, Oswaldo Almeida Junior.

As outras ações solicitadas ao governo do estado são referentes à capacitação de mão de obra e qualificação turística, promoção e divulgação dos municípios em eventos e um estudo de refinanciamento de eventuais pendências dos municípios junto à União e refinanciamento de tributos da rede hoteleira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação!

Arquivo do blog

Curtir

.